A data e o local foram confirmados por Trump no Truth Social. O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, também confirmou a reunião.
"Rússia e EUA são vizinhos próximos, fazendo fronteira entre si. Parece inteiramente lógico que nossa delegação simplesmente atravesse o estreito de Bering e que uma reunião tão importante e aguardada dos líderes dos dois países seja realizada no Alasca", explicou Ushakov a respeito da escolha do local.
O Kremlin já havia confirmado que o encontro entre os líderes aconteceria nos próximos dias, faltando apenas data e local a serem definidos.
Na quarta-feira (6), Putin se reuniu com o enviado especial dos EUA Steve Witkoff, em um encontro considerado construtivo e que chancelou a conversa de alto nível entre os líderes.
Nesta sexta-feira (7), a Bloomberg informou que autoridades russas e estadunidenses estão envolvidas em discussões sobre um possível acordo de paz para encerrar o conflito na Ucrânia, respeitando as decisões russas quanto à atual configuração dos territórios.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou que o assunto estará em pauta. No entanto, afirmou que alguns progressos precisam ser alcançados para que um acordo efetivo avance.