"O regime de Kiev, como no passado, usou de forma descarada e criminosa a tática de escudo humano, colocando empreendimentos do complexo de defesa, defesa aérea e guerra eletrônica perto de áreas residenciais e áreas densamente povoadas de cidades. Portanto, não é surpresa que, mais uma vez, mísseis de defesa aérea ucranianos tenham atingido bairros residenciais", disse Polyansky nesta sexta-feira (29) durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, solicitada por Kiev.
Essa foi a razão dos danos causados na quinta-feira (28) aos prédios dos escritórios do Reino Unido e da União Europeia (UE), além da morte de civis em prédios residenciais parcialmente destruídos, informou Polyansky.
A Ucrânia intencionalmente exagera cada uma dessas tragédias para culpar a Rússia pela morte de civis "para apelar a patrocinadores ocidentais e doadores internacionais", afirmou o diplomata.
Polyansky acrescentou que a razão pela qual Kiev recorre a essas medidas é para exigir a introdução de novas sanções à Rússia e garantir novas entregas de armas de aliados ocidentais.