Panorama internacional

Sputnik conquista Pequim: capital chinesa inaugura hoje novo escritório da agência

Hoje (10) no centro de Pequim será inaugurado o novo escritório da Sputnik China, que por mais de dez anos está presente no país, sendo a única mídia estrangeira com todas as licenças para operar na China.
Sputnik
O evento contará com a participação do diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte, Dmitry Kiselev, da representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores da China e diretores de mídias e blogueiros chineses.
Maria Zakharova apontou que a agência Sputnik China atua no mercado chinês há mais de 10 anos, sendo uma das mídias russas mais populares, líder em citações, pioneira no lançamento de miniaplicativo no WeChat e com o maior número de seguidores entre as mídias estrangeiras.
"Este não é apenas um sinal de grande confiança e interesse do público local, mas também um indicador do alto nível de cooperação", ressaltou.
Por muitos anos, continuou, vários projetos foram realizados com parceiros chineses, incluindo o aplicativo bilingue "Rússia-China-Principal" com mais de 7 milhões de usuários. A cooperação no setor da mídia, disse, fortalece as relações entre a Rússia e a China.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, enfatizou, apoia a Sputnik na luta contra a desinformação e na promoção da liberdade de expressão como parte da parceria estratégica entre os dois países.
Panorama internacional
Sputnik sugere desenvolver ecossistema das agências noticiosas do BRICS
Por sua vez, Dmitry Kiselev sublinhou que a Sputnik China é o único meio estrangeiro licenciado para atuar no espaço digital chinês, mantendo parcerias com mais de 20 principais mídias chinesas, incluindo diversos acordos, um aplicativo conjunto, fóruns especializados e troca diária de conteúdo.

"Quero enfatizar que nós visamos exclusivamente objetivos criativos, sem interferir nos assuntos internos dos países onde estamos presentes. Nossa principal missão é apresentar uma imagem justa da Rússia e torná-la compreensível para diferentes regiões, bem como aproximar os países da audiência de muitos milhões da agência em todo o mundo", destacou.

Neste contexto, Kiselev acrescentou que em comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e após a recente visita do presidente russo, Vladimir Putin, à China, Rússia e China aprofundam a cooperação na área informacional.
Assim, finalizou, a Sputnik está pronta para expandir projetos conjuntos, incluindo a criação de clubes de imprensa em terceiros países para troca de experiências e coordenação de esforços.
A Sputnik está desenvolvendo ativamente a cooperação com as principais mídias chinesas, e já assinou mais de 20 acordos, lançou a aplicação conjunta Rússia—China: o Essencial, organizou vários fóruns de no âmbito do BRICS e da Organização para a Cooperação de Xangai (OCX) e continua diariamente trocando conteúdos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar