"Uma das coisas mais importantes é como implementar os acordos, como implementar as decisões, porque os países estão se definindo em metas", disse.
"Fortalecer o multilateralismo não é uma frase, assim, leviana, diplomática. É extremamente importante. É a democracia. Da mesma maneira que o presidente defendeu a democracia lá no discurso de Nova York, a democracia interna nos países, a defesa do multilateralismo é a defesa da democracia internacional."
Democracia é desafio na América Latina
"A gente reestudou o tema a partir de um relatório que tinha sido publicado em 2004, na nossa região, sobre esse tema, vendo o que avançou nesses últimos 20 anos. E o que a gente percebe? Que, apesar de a gente ter tido uma consolidação, de certa forma, do regime democrático na região, as democracias ainda são ameaçadas. Infelizmente a confiança da população no regime democrático caiu, em parte porque a gente não conseguiu enfrentar, talvez, a nossa maior dificuldade na região, que são as grandes desigualdades. A gente teve mais inclusão, mas não foi suficiente para, de fato, deixar de ser a região mais desigual do mundo."