Panorama internacional

Congresso do Peru aceita pedidos que abrem discussão sobre impeachment da presidente Dina Boluarte

Em meio ao agravamento da crise política no país, o Congresso do Peru aprovou medidas que dão início às discussões do processo de impeachment contra a presidente Dina Boluarte. Ao todo, foram quatro moções de destituição que alegaram falta de capacidade da líder peruana para enfrentar a violência no país.
Sputnik
Os pedidos foram aprovados com 108 votos a favor, um contra e nenhuma abstenção. Com isso, o Congresso vai iniciar as discussões que podem destituir Boluarte do cargo. Aos 63 anos, a líder peruana assumiu a presidência em 2022, após o impeachment do então presidente Pedro Castillo, e é acusada de "incapacidade moral permanente".
O Congresso precisava apenas de 49 votos para admitir as moções, que foram apresentadas mais cedo por grande parte das bancadas da casa legislativa.
Panorama internacional
PIB do Peru deve crescer 4% em 2025, mas só a elite peruana sente os efeitos, notam analistas
"Com as assinaturas correspondentes, foram apresentadas duas moções de vacância (destituição) contra a presidente da República, Dina Boluarte Zagarra, por incapacidade moral permanente: moção 19769 e moção 19770. Também foram apresentadas outras duas moções de vacância: 19771 e 19772", informou o Legislativo peruano em sua conta na rede X.
As solicitações foram apresentadas pelas bancadas do Bloco Democrático, Podemos Perú e Renovação Popular. Os documentos receberam assinaturas de membros de quase todas as forças políticas representadas no Congresso, com exceção da Aliança para o Progresso e Força Popular.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar