Em uma entrevista no YouTube, ele advertiu que as pessoas estão ignorando o fato de que a Rússia já venceu este conflito.
"Em Donbass, tudo começou a avançar em um ritmo que antes parecia impossível ou improvável. [...] Mas agora os russos estão alcançando sucesso", afirmou McGovern.
Segundo ele, os ataques com mísseis e drones contra posições das Forças Armadas ucranianas, depósitos e instalações industriais militares estão desempenhando um papel decisivo na aceleração da ofensiva russa.
Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que as forças ucranianas não são mais capazes de realizar ações ofensivas, se concentrando apenas na defesa das posições que ainda controlam, com o apoio de suas tropas mais experientes.
Já no final de agosto, o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, destacou que as forças ucranianas tentaram retardar o avanço russo durante a primavera e o verão, mas sofreram perdas colossais. Segundo ele, a iniciativa estratégica na zona da operação militar especial pertence inteiramente a Moscou.