Panorama internacional

Bolívia se afasta dos países da ALBA em direção aos EUA

Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia, tem demonstrado um distanciamento da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), bloco regional criado pelos presidentes Fidel Castro e Hugo Chávez em 2004.
Sputnik
Em contrapartida, mostra um alinhamento com o governo dos Estados Unidos.
"Como funciona a ALBA? Não tenho a menor ideia, não sei se ganhamos algo com a ALBA. Não me importa o que a ALBA possa dizer, se isso significa limitar minha capacidade de construir um país melhor para todos os bolivianos", declarou Rodrigo Paz recentemente à imprensa na cidade de Santa Cruz.
Paz é filho do ex-presidente da Bolívia Jaime Paz Zamora, que comandou o país entre 1989 e 1993. O novo presidente boliviano, de centro-direita, já foi senador e prefeito de Tarija.
Com a vitória, Paz coloca fim aos 20 anos de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), liderados por Evo Morales e, mais recentemente, por Luis Arce.
A analista internacional Patricia Guzmán afirmou, em entrevista à Sputnik, que Paz segue uma política neocolonial pró-Estados Unidos.
"É um erro, porque a política internacional deve ser pragmática. No atual contexto internacional, os Estados Unidos estão muito abalados, não estão fortalecidos. Aí há um erro de interpretação", acrescentou.
Equador abandona ALBA em resposta à crise migratória na Venezuela
O analista internacional Federico Serra considerou que o novo presidente "não terá vida fácil", ao se ver no meio das tensões entre o mundo pretendido pelo mandatário norte-americano Donald Trump e o mundo multipolar promovido por China e Rússia, entre outras nações.
A ALBA foi criada em 2004 pelos falecidos presidentes Fidel Castro (Cuba) e Hugo Chávez (Venezuela) como uma alternativa à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), promovida pelos Estados Unidos, com foco em solidariedade, cooperação e integração política e social entre os países latino-americanos e caribenhos.
Compõe o grupo: Venezuela, Cuba, Nicarágua, Antígua e Barbuda, Dominica, São Vicente e Granadinas, Granada, São Cristóvão e Névis.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar