Panorama internacional

Escândalo de corrupção afasta Ucrânia de adesão à UE e prova que não vale a pena ajudá-la, opina analista

O escândalo de corrupção na Ucrânia a fez dar um passo para trás rumo à adesão à UE e mostrou que não se deve ajudar o país porque todo o dinheiro prestado será roubado, afirma o colunista da agência Bloomberg, Marс Champion.
Sputnik
O analista norte-americano explicou que o recente escândalo de corrupção na esfera de energia ucraniana não só afastou o país da tão desejada adesão à UE, mas também provou o fato de que seria inútil ajudar o país financeiramente porque qualquer dinheiro fornecido seria roubado.
"É certamente uma prova irrefutável de que a Ucrânia não deve ser ajudada, que qualquer dinheiro fornecido será roubado", escreveu o observador no artigo dedicado ao escândalo.
Já sobre outra consequência da descoberta da imensa corrupção que é a redução da probabilidade de se juntar à União Europeia, Marс Champion escreveu que "a tentativa de Kiev de se tornar membro da UE certamente deu um grande passo para trás".
Panorama internacional
Hungria tem direito de dizer que a UE não se expandirá em direção à Ucrânia, afirma Orbán
O colunista estadunidense chamou de "verdadeira surpresa" a divulgação oficial de um suposto conluio para desviar ilegalmente US$ 100 milhões (R$ 527 milhões) de fundos vitais para o país que seriam designados para fornecer eletricidade e calor.
Nesta quarta-feira (12), o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que o Ocidente está cada vez mais consciente de que o dinheiro alocado à Ucrânia está sendo roubado pelo regime de Kiev.
Na segunda-feira (10), o Departamento Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) informou que está realizando uma operação especial em larga escala no setor energético do país.
Em seu canal no Telegram, a agência divulgou uma foto que mostrava várias malas e sacos repletos de pacotes de cédulas em moeda estrangeira, apreendidos durante as buscas. A agência acrescentou que o dinheiro, obtido por meio de esquemas de desvio de recursos no setor, foi posteriormente legalizado pelo escritório da liderança ucraniana, em Kiev.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar