"Enquanto outros apenas observavam, a Rússia e nossos vizinhos estenderam a mão. Essa cooperação nos permitiu retomar praticamente todo o território nacional", declarou o ministro, acrescentando que a maior parte dos grupos armados já depôs as armas e seus integrantes iniciaram processos de reintegração à vida civil.
Birau reconheceu que ainda há focos de instabilidade em pequenas regiões da RCA, mas afirmou que essas áreas têm diminuído de forma expressiva. Ele destacou, como marco de 2025, a assinatura de um acordo de paz com os três últimos grupos que ainda atuavam no país, a UPC, 3R e MPC. Segundo o ministro, as negociações representam um avanço para o país. Para acontecerem, conforme ressalta, elas contaram diretamente com o trabalho de especialistas russos.
As declarações foram dadas durante as celebrações do Dia da República, comemorado em 1º de dezembro. A data marca a autonomia conquistada em 1958, quando a então colônia francesa passou a ter autogoverno, dois anos antes da independência formal, obtida em 1960.