A adesão ao BRICS pode proporcionar aos Emirados Árabes Unidos (EAU) acesso a regiões anteriormente fechadas, afirmou neste sábado (6) o presidente do Centro de Políticas dos Emirados, Ebtesam Al-Ketbi, em uma sessão do Fórum de Doha, no Catar.
"Os Emirados Árabes Unidos, em termos de fornecimento e desenvolvimento econômico, estão se voltando para outras regiões e escolhendo aquelas que oferecem a oportunidade de diversificar sua economia, e a participação no BRICS pode tornar acessíveis regiões que antes eram inacessíveis", observou Al-Ketbi, que é um importante analista emiradense.
Al-Ketbi salientou que o G20 é um clube fechado, mas que agora existe uma alternativa para os países do Sul Global, outras uniões que os aceitam, sendo, portanto, lógico que esses países aproveitem essa oportunidade sem prejudicar suas relações com os Estados ocidentais.
Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se membros plenos do BRICS em 1 de janeiro de 2024, ao lado do Egito, Irã e Etiópia, expandindo o grupo para dez países.