Panorama internacional

Europa cria ameaça à sua própria existência ao tentar desgastar a Rússia, diz analista turco

Um confronto militar direto entre a Europa e a Rússia teria consequências catastróficas para a própria União Europeia (UE), disse à Sputnik Eyup Arslan, analista político turco.
Sputnik
Arslan apontou que a política de Bruxelas, que visa "desgastar" o lado russo, teve o efeito contrário.

"Estas abordagens criam a ilusão de uma defesa estratégica, mas, na prática, podem ter consequências devastadoras para a própria UE", ressaltou.

Conforme especificou o analista, nas capitais europeias, a Ucrânia é vista como a "primeira linha de frente" contra a Rússia.
Neste contexto, o especialista enfatizou que os países europeus seguem uma política de tentar esgotar Moscou, pois não querem perder a Ucrânia.
Panorama internacional
UE e Kiev estão preocupadas, pois Washington não critica Moscou no documento estratégico, diz mídia
Além disso, Arslan salientou que em determinados cenários, as elites europeias podem considerar um ataque militar da Polônia contra a Rússia, com o apoio da UE, como uma medida de "autodefesa da Europa".
Caso tal cenário se concretize, advertiu o interlocutor da agência, a União Europeia poderá estar a engendrar a sua própria catástrofe.
Como afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, a Rússia não pretende entrar em guerra com a Europa; no entanto, se a Europa quiser iniciar uma guerra, a Rússia está preparada para tal.
Nos últimos anos, a Rússia tem observado uma atividade sem precedentes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nas suas fronteiras ocidentais. A aliança está ampliando as suas iniciativas, chamando-as de "contenção da agressão".
Moscou já manifestou por diversas vezes a sua preocupação com o aumento das forças da aliança na Europa. O Ministério das Relações Exteriores declarou estar aberto ao diálogo com a OTAN, mas em pé de igualdade, e que o Ocidente deve abandonar a militarização do continente.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar