Ciência e sociedade

Impressionante túmulo retratando Jesus Cristo como o Bom Pastor é descoberto na Turquia (FOTOS)

Um túmulo com afrescos elaborados, retratando a única representação de Jesus Cristo como o Bom Pastor no início do cristianismo na Anatólia, foi descoberta na antiga Niceia, atual cidade de Iznik, na Turquia.
Sputnik
Embora nenhum artefato tenha sido encontrado no interior para determinar sua data, seu estilo arquitetônico, comparável a outros túmulos, sugere que ele remonta ao século III d.C., relata The History Blog.

O sepultamento foi achado na necrópole de Hisardere, um cemitério fora das fortificações da cidade antiga que esteve em uso do século II ao século V d.C. O túmulo com afrescos era um hipogeu, uma câmara subterrânea escavada no solo. A parede sul foi destruída, mas as paredes leste, oeste e norte estão intactas, assim como o teto abobadado.

As paredes estão todas cobertas de afrescos coloridos de flores, pássaros, padrões de redemoinho, bordas largas de cor vermelha e figuras humanas.
O teto abobadado cria um painel semicircular arqueando sobre o local de repouso, que é decorado com uma figura de um Jesus jovem, sem barba e em pé com um carneiro drapeado sobre seus ombros, detalha o portal.
Esta iconografia de Jesus como pastor do seu rebanho era muito difundida na arte funerária romana no período paleocristão e viria a ser um dos mais importantes motivos da imagem cristã, mas este é o primeiro exemplo conhecido do período paleocristão fora da Itália.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar