As Forças Armadas da Rússia assumiram o controle do povoado de Andreevka, na região de Dnepropetrovsk, informou o Ministério da Defesa russo nesta terça-feira (23).
"As unidades do agrupamento de forças Vostok [Leste] continuaram avançando em direção ao interior das defesas inimigas e libertaram o povoado de Andreevka, na região de Dnepropetrovsk", afirmou o ministério em comunicado.
Além disso, o agrupamento de tropas Sever (Norte) da Rússia assumiu o controle do povoado de Prilipka, na região de Carcóvia, acrescentou o comunicado.
Ainda de acordo com o comunicado, o agrupamento de forças Tsentr (Centro) da Rússia eliminou mais de 470 militares ucranianos nas últimas 24 horas.
"O inimigo perdeu mais de 470 militares, quatro veículos blindados de combate, oito carros e uma estação de radar antibateria", afirmou o ministério.
O agrupamento de forças Vostok (Leste) da Rússia eliminou mais de 320 soldados ucranianos, enquanto as tropas do agrupamento Yug (Sul) eliminaram até 215 militares durante os confrontos, acrescentou o ministério.
Ao mesmo tempo, as tropas russas Zapad (Oeste) eliminaram mais de 200 soldados ucranianos nas últimas 24 horas.
Em resposta aos ataques terroristas de Kiev contra alvos civis na Rússia, as forças russas lançaram um ataque massivo, inclusive com mísseis hipersônicos Kinzhal, visando empresas da indústria de defesa ucraniana e instalações do setor de combustíveis e energia que as abastecem, concluiu o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
669 aviões;
283 helicópteros;
104.146 veículos aéreos não tripulados;
640 sistemas de mísseis antiaéreos;
26.668 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.634 lançadores múltiplos de foguetes;
32.097 peças de artilharia de campo e morteiros;
49.801 unidades de veículos militares especiais.