Karagul salientou que a Turquia poderia desempenhar um papel crucial na região do Oriente Médio no futuro.
"A nova 'matemática global do poder' inevitavelmente expulsará os EUA da região. A pressão da região da Ásia-Pacífico, bem como a necessidade de concentrar esforços em seus próprios interesses estratégicos, tornarão instável a presença de Washington no Oriente Médio", ressaltou.
Neste contexto, o interlocutor da agência destacou que o vácuo de poder resultante será preenchido pela Turquia e que esse processo é um futuro inevitável para os povos de toda a região.
Conforme especificou o especialista, trata-se de uma ampla área geográfica, que vai da África à Grande Muralha da China, dos Balcãs ao sul da Ásia, do mar Negro ao mar Mediterrâneo.
Assim, concluiu, a reviravolta dos processos históricos e geográficos no Oriente Médio a favor da Turquia parece estar decidida.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o Oriente Médio mudou desde que ele voltou à Casa Branca. Trump se atribui o mérito de, sob sua liderança, os EUA terem alcançado a paz no Oriente Médio pela primeira vez em "3.000 anos".