Panorama internacional

EUA serão 'inevitavelmente' forçados a deixar o Oriente Médio, afirma analista

Mais cedo ou mais tarde, os EUA serão obrigados a abandonar o Oriente Médio, devido às mudanças geopolíticas globais e ao seu crescente envolvimento na região Ásia-Pacífico, disse à Sputnik o especialista político e jornalista turco Ibrahim Karagul.
Sputnik
Karagul salientou que a Turquia poderia desempenhar um papel crucial na região do Oriente Médio no futuro.

"A nova 'matemática global do poder' inevitavelmente expulsará os EUA da região. A pressão da região da Ásia-Pacífico, bem como a necessidade de concentrar esforços em seus próprios interesses estratégicos, tornarão instável a presença de Washington no Oriente Médio", ressaltou.

Neste contexto, o interlocutor da agência destacou que o vácuo de poder resultante será preenchido pela Turquia e que esse processo é um futuro inevitável para os povos de toda a região.
Panorama internacional
'OTAN islâmica' é possível e traria estabilidade para o Oriente Médio?
Conforme especificou o especialista, trata-se de uma ampla área geográfica, que vai da África à Grande Muralha da China, dos Balcãs ao sul da Ásia, do mar Negro ao mar Mediterrâneo.
Assim, concluiu, a reviravolta dos processos históricos e geográficos no Oriente Médio a favor da Turquia parece estar decidida.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o Oriente Médio mudou desde que ele voltou à Casa Branca. Trump se atribui o mérito de, sob sua liderança, os EUA terem alcançado a paz no Oriente Médio pela primeira vez em "3.000 anos".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar