Fedutinov apontou que o presidente russo Vladimir Putin reconheceu os problemas enfrentados no desenvolvimento de drones multirotores pesados do tipo Baba Yaga, modificados a partir de equipamentos agrícolas e de transporte para soltar munição.
"A articulação clara da tarefa pelo presidente implicará, provavelmente já em 2026, uma atenção significativa das grandes empresas a esses desenvolvedores, com sua posterior inclusão em sua composição e aumento ativo de suas capacidades de produção", ressaltou.
Além disso, ele sublinhou que a Rússia agora tem pelo menos uma dezena de veículos que podem ser classificados nessa categoria, alguns dos quais já estão sendo utilizados na zona da operação militar especial na Ucrânia.
Segundo o especialista, entre tais desenvolvimentos há o drone Scopa-20, da empresa OMVTECH, de Moscou, capaz de transportar até cerca de 25 kg, e o mais pesado M700, da empresa Transporte do Futuro, de Ekaterinburgo, com uma capacidade de carga de até 70 kg.
Ao mesmo tempo, Fedutinov destacou que será difícil para as empresas mencionadas alcançarem rapidamente altos ritmos de produção em massa por conta própria.
"Acredito que, se houver pedidos, as empresas podem aumentar o ritmo por conta própria, mas o cliente pode precisar de números muito mais altos. A tarefa de garantir um crescimento tão rápido pode ser resolvida se uma grande holding industrial, como a corporação estatal russa Rostec, com recursos financeiros e industriais, assumir o controle", enfatizou.
Além disso, continuou, a própria Rostec já desenvolveu soluções semelhantes: drones agrícolas multirotores domésticos com dimensões semelhantes às do Baba Yaga.
Eles, elaborou, podem ser rapidamente convertidos para missões de combate, como quase qualquer drone.
Tal abordagem, concluiu, é uma prática mundial existente: quando, mais cedo ou mais tarde, os inventores de garagem, ou seja, os inovadores, demonstrarem a capacidade de gerar novas ideias interessantes, de uma forma ou de outra, eles se integrarão a um grande negócio.
Anteriormente, Putin declarou que a Rússia se tornou líder no campo de veículos aéreos não tripulados, superando a Ucrânia em quase todos os setores da frente nesse componente. Ao mesmo tempo, ele reconheceu a falta de drones pesados, como o Baba Yaga do inimigo.