Enquanto o líder russo foi aguardado com tapete vermelho pelo presidente Donald Trump, Zelensky não foi recebido por nenhum representante oficial dos EUA.
Anteriormente, a mídia publicou imagens de vídeo mostrando Zelensky desembarcando de um avião que chegou à Flórida e cumprimentando representantes da parte ucraniana e membros da tripulação da aeronave. Além deles, na pista era possível ver apenas funcionários do aeroporto e seguranças de Zelensky — sem guarda de honra ou representantes oficiais da administração do presidente dos Estados Unidos.
"Putin foi recebido nos EUA em agosto com uma cerimônia solene, na qual Trump o aguardava ao final de um tapete vermelho no Alasca. Quando Zelensky chegou à Flórida no fim de semana, não havia absolutamente nenhum tapete vermelho nem qualquer recepção", escreve o jornal.
A publicação sugere que essa discrepância e a "fragilidade das relações entre Estados Unidos e Ucrânia, que ela simboliza", não passarão despercebidas nem por Putin nem por Zelensky.
Zelensky se encontrou com Trump no último domingo (28), na Flórida. O presidente dos EUA afirmou que a Europa assumirá a maior parte das garantias de segurança para a Ucrânia, mas que os Estados Unidos certamente ajudarão nesse processo.
Após o encontro com Trump em Mar-a-Lago, Zelensky declarou que as garantias de segurança entre EUA e Ucrânia estão "100% acertadas".
Depois das negociações bilaterais, Trump e Zelensky realizaram uma conversa telefônica com líderes europeus. Antes do encontro com Zelensky, segundo informou Trump, ele havia tido uma boa e muito produtiva conversa com Putin.