Segundo publicou o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a Disney pagará a multa como parte de um acordo para resolver alegações de que a empresa violou a Lei de Proteção da Privacidade On-line das Crianças e seus regulamentos de implementação em relação ao conteúdo de vídeo popular da Disney no YouTube.
A lei proíbe a coleta, o uso ou a divulgação de informações pessoais de crianças sem o consentimento dos pais, e a Disney supostamente não classificou seus vídeos do YouTube, visualizados por milhões de pessoas nos EUA, como direcionados a crianças, afirmou o Departamento de Justiça.
"O Departamento de Justiça está firmemente empenhado em garantir que os pais tenham voz ativa na forma como as informações de seus filhos são coletadas e utilizadas. O Departamento tomará medidas rápidas para erradicar qualquer violação ilegal do direito dos pais de proteger a privacidade de seus filhos", afirmou Brett Shumate, procurador-geral adjunto da Divisão Civil do Departamento de Justiça, em comunicado.
A entidade acrescentou, ainda, que a Disney é obrigada a criar um programa que garanta a conformidade adequada com a Lei de Proteção da Privacidade On-line das Crianças no YouTube no futuro.