Em particular, Gerasimov sublinhou que as forças ucranianas não levam em conta as perdas de pessoal ao tentar deter o avanço do agrupamento russo Tsentr (Centro), mas fracassam.
"O avanço das unidades das Forças Armadas russas está ocorrendo praticamente em todas as direções", declarou o oficial no decorrer da verificação do cumprimento das tarefas pelo agrupamento russo Tsentr (Centro) na direção de Dnepropetrovsk.
Nesse contexto, Gerasimov afirmou que os militares do agrupamento russo Tsentr (Centro) continuam eliminando o inimigo na cidade de Konstantinovka na República Popular de Donetsk (RPD) e desenvolvem o avanço após a libertação das cidades de Krasnoarmeisk e Dimitrov, também na RPD.
Além disso, Gerasimov destacou que, em duas semanas de janeiro, oito povoados foram libertados e mais de 300 km² de território passaram para o controle das forças russas.
Ao mesmo tempo, o chefe do Estado-Maior confirmou que as unidades do agrupamento russo Yug (Sul) estão avançando em direção da cidade de Slavyansk, na RPD.
Por sua vez, o agrupamento russo Vostok (Leste), após a libertação do povoado de Gulyaipole, continuam a ofensiva na região de Zaporozhie e expandem a zona tampão na região de Dnepropetrovsk.
Além disso, o agrupamento russo Dniepre está realizando a ofensiva na direção da cidade de Zaporozhie.
Na região de Carcóvia, o agrupamento russo Zapad (Oeste) está terminando a libertação da povoação de Kupyansk-Uzlovoi. Ele destacou que os militares repeliram todas as tentativas de adversário de contra-atacar em Kupyansk.
Por sua vez, o agrupamento russo Sever (Norte) expande a zona tampão nas regiões de Carcóvia e Sumy. Nesse contexto, Gerasimov especificou que desde o início de janeiro os militares libertaram dois povoados na região de Sumy: Grabovskoe e Komarovka.
No dia de 29 de dezembro de 2025, Gerasimov informou na reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, que as tropas russas libertaram 334 povoados e 6.640 km² do território em 2025.