Panorama internacional

Irã não ficará inerte diante da retórica ameaçadora dos EUA, diz secretário do Conselho de Segurança

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, afirmou nesta quinta-feira (15) que o país não permanecerá inativo diante da retórica ameaçadora dos Estados Unidos.
Sputnik
As afirmações de Larijani foram feitas durante uma conversa telefônica com Gabriel Luechinger, chefe da Divisão de Segurança Internacional do Departamento Federal de Relações Exteriores da Suíça.
"Embora o Irã considere a abordagem positiva da Suíça necessária, o país não permanecerá inativo diante da retórica ameaçadora dos EUA", disse o secretário, segundo a agência de notícias Tasnim.
A reportagem informou que Larijani elogiou o papel positivo da Suíça na redução das tensões e na resolução de crises passadas.
Panorama internacional
EUA podem intensificar pressão militar sobre Irã, alerta especialista: 'já cruzaram linha vermelha'
Os protestos no Irã eclodiram no final de dezembro de 2025, em meio a preocupações com a inflação crescente provocada pela desvalorização da moeda local, o rial iraniano. Desde 8 de janeiro, após apelos de Pahlavi, as marchas de protesto se intensificaram.
Em diversas cidades iranianas, os protestos se transformaram em confrontos com a polícia, embora as autoridades federais tenham declarado em 12 de janeiro que a situação estava sob controle. Uma fonte de segurança iraniana disse à Sputnik que mais de 500 pessoas, incluindo policiais e membros do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), foram mortas durante os distúrbios.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar