Destaca-se que a libertação do povoado permitiu criar condições para o avanço das forças russas na região de Zaporozhie, detalha o comunicado.
Além disso, na área de responsabilidade do referido agrupamento, as tropas ucranianas perderam no último dia mais de 210 militares, cinco blindados de combate e cinco carros.
Vale destaca que a aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia atingiram instalações energéticas e infraestruturas de transporte utilizadas em benefício das tropas ucranianas, depósitos de munições, lojas de montagem, locais de armazenamento e preparação e lançamento de drones de longo alcance, bem como locais de implantação temporária de formações armadas ucranianas e mercenários estrangeiros em 167 áreas.
O agrupamento russo Tsentr (Centro) melhorou sua posição na linha dianteira e atingiu a força viva e equipamentos bélicos de 16 brigadas e dois regimentos ucranianos, tendo o adversário perdido mais de 440 militares, sete blindados de combate e uma peça de artilharia.
O ministério detalha que as unidades russas do agrupamento Zapad (Oeste) tomou linhas e posições mais vantajosas e atingiram o Exército de Kiev na região de Carcóvia e República Popular de Donetsk (RPD), tendo o adversário perdido mais de 210 efetivos, um blindado de combate, 30 carros, duas peças de artilharia de campanha e três depósitos de munições, aponta a entidade militar.
Defesa antiaérea russa derrubou no último dia 214 drones de asa fixa, seis projéteis de sistema Himars e dois mísseis guiados Neptun, indica o comunicado.
Militares ucranianos perderam na área de operações do agrupamento russo Yug (Sul) até 225 militares, um blindado de transporte, três peças de artilharia e um depósito de combustível. Além disso, o agrupamento libertou o povoado de Privolye, na República Popular de Donetsk (RPD).
Por fim, o Exército de Kiev perdeu até 50 efetivos e nove carros na área de operações do agrupamento Dniepre.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
109.558 veículos aéreos não tripulados;
645 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.170 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.642 lançadores múltiplos de foguetes;
32.634 peças de artilharia de campo e morteiros;
52.076 unidades de veículos militares especiais.