"Somos parceiros da OTAN com a Dinamarca, e nossa parceria integral é mantida. Nossas obrigações nos termos dos artigos 5 e 2 do Tratado do Atlântico Norte permanecem em vigor, e nós os apoiamos plenamente", disse Carney durante sua visita à China.
O artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte estabelece que um ataque armado contra um membro da OTAN deve ser tratado como um ataque contra todos os seus membros e ativa a obrigação de cada participante de ajudá-lo. Esta assistência pode ou não incluir o uso da força armada e pode consistir em qualquer ação que os países-membros da OTAN considerem necessária.
Trump disse na sexta-feira (16) que poderia impor tarifas contra países que discordam da reivindicação de Washington sobre a Groenlândia.
As autoridades da Dinamarca e da Groenlândia alertaram os Estados Unidos contra a tomada da ilha, observando que esperam que sua integridade territorial seja respeitada. Os Estados-membros da UE discutiram em janeiro uma possível resposta se as ameaças dos EUA contra a Groenlândia provarem ser reais.