- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista expõe por que a OTAN será incapaz de reagir no caso da tomada da Groenlândia pelos EUA

© AP Photo / Justin ConnaherSoldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado "Luz do Ártico", em 2012 (foto de arquivo)
Soldados dos EUA fazem treinamento com sapatos especiais para uso na neve, em treinamento chamado Luz do Ártico, em 2012 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Nos siga no
A Organização do Tratado do Atlântico Norte não será capaz de reagir no caso de tomada da Groenlândia pelos EUA, porque qualquer ação militar dentro da aliança requer aprovação unânime, e Washington é um membro-chave, diz um artigo do pesquisador sênior associado no Centro de Estudos de Políticas Europeias (CEPS), Steven Blockmans.
"Se a situação se agravasse e os EUA anexassem a Groenlândia usando uma combinação de demonstração de força militar e meios híbridos, seria um sério golpe para a OTAN. A aliança seria praticamente incapaz de responder, uma vez que qualquer ação militar requer aprovação unânime e os EUA são um membro-chave da organização", explica o especialista do CEPS.
Blockmans acredita que, enquanto as capitais europeias permanecem convencidas de que a democracia se manterá nos EUA e com uma esperança a curto prazo de uma mudança de administração, não seria vantajoso para os aliados na Europa declarar que a OTAN está morta.

"A iniciativa dos EUA em relação à Groenlândia não vai quebrar nem a OTAN nem a UE, mas os argumentos da administração Trump já justificam a necessidade de criação de um pilar de defesa europeu separado. Suas ameaças de 'tomar o controle' da Groenlândia são incompatíveis com a lógica básica da OTAN, baseada no respeito pela soberania dos Estados-membros. Elas contradizem o princípio de que a segurança coletiva é assegurada pela cooperação, não coerção entre os aliados", aponta o documento.

🪖 Europa avalia reforço militar na Groenlândia em meio a pressões de Trump, diz especialista - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Panorama internacional
Ministro francês: tentativa de tomar a Groenlândia pelos EUA cruzará uma linha vermelha
De acordo com Blockmans, é altamente improvável que a UE envie tropas para a Groenlândia para conter uma possível intervenção militar dos EUA nas atuais condições políticas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала