O Brasil formalizou a intenção de comprar o EMADS (Enhanced Modular Air Defense Solutions), sistema de defesa antiaérea italiano de médio alcance. A medida faz parte do projeto Força 40, que visa preparar a Força Terrestre brasileira diante dos desafios das próximas décadas.
No entanto, embora a aquisição do sistema seja importante, as proporções continentais do país tornam necessário complementar a defesa com um armamento de maior proporção no território nacional. Confira uma lista de sistemas de defesa antiaérea que seriam eficazes no Brasil.
Sistema de Defesa Antimísseis S-300V (foto de arquivo)
© Sputnik / Mikhail Voskresensky
/ Sistemas S-300VM
O sistema russo móvel de defesa aérea e antimísseis S-300VM é um dos mais robustos, tendo sido designado para proteger extensas localidades da Rússia, em terrenos e climas variados. O sistema defensivo tem alcance de 100 quilômetros e é capaz de interceptar mísseis balísticos e rastrear 24 alvos simultaneamente. É um dos sistemas mais exportados pela Rússia.
Um sistema de mísseis de defesa aérea russo S-400 "Triumph" circula na Praça Vermelha durante um desfile militar do Dia da Vitória, que marca o 78º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, em Moscou, na Rússia. Ekaterina Shtukina
© Sputnik / Ekaterina Shtukina
Sistemas S‑400
Desenvolvido a partir do antecessor, o sistema S300VM, o S-400 é capaz de abater mísseis balísticos e hipersônicos e tem um alcance de até 400 quilômetros e capacidade de rastrear simultaneamente até 36 alvos e guiar 72 mísseis ao mesmo tempo. O sistema é uma peça crucial da defesa russa, com amplo uso em conflitos recentes.
HQ‑9B
Considerado um dos sistemas de defesa antiaérea mais avançados do mundo, o HQ‑9B, desenvolvido pela China, tem um alcance de 250 quilômetros e cobertura de radar de 360 graus.
Ele tem capacidade de transportar uma classe menor e mais leve de mísseis terra-ar, tornando-o capaz de transportar até oito mísseis por lançador. Os mísseis menores foram projetados para atacar alvos de menor alcance, complementando a atuação de sistemas de longo alcance e fornecendo uma proteção em camadas.
SIPER
Desenvolvido pela Turquia, o sistema de defesa antiaérea SIPER tem um alcance de até 100 quilômetros e atua em sinergia com os sistemas HİSAR-A, de curto alcance, e HİSAR-O, de médio alcance, criando uma proteção em camadas capaz de cobrir amplas áreas.
Há ainda duas variações do sistema: o SIPER-2, com um alcance de 150 quilômetros, já em processo de produção; e o SIPER-3, que está em fase de testes e terá um alcance de 180 quilômetros.