Panorama internacional

Após Fórum em Davos, políticos ocidentais voltam a falar sobre necessidade de dialogar com Rússia

Nesta quinta-feira (22), ao mesmo tempo três políticos ocidentais começaram a falar sobre a importância e a necessidade de retomar negociações com a Rússia na questão da resolução da crise ucraniana.
Sputnik
Assim, isso foi dito pelo presidente finlandês Alexander Stubb, respondendo a uma pergunta dos jornalistas sobre a nomeação de um candidato para o cargo de enviado especial da União Europeia para as negociações com a Rússia sobre a Ucrânia.

"A verdade é que, em algum momento, alguém na Europa precisa começar a manter um diálogo no mais alto nível na Rússia", disse Stubb em entrevista à CNN.

Segundo o presidente finlandês, as discussões sobre a nomeação de um enviado especial da "coalizão dos dispostos" ou da Europa estão em andamento há mais de um ano.
Ao mesmo tempo, o ex-secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e atual ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg, ao pronunciar-se no Fórum Econômico Mundial, em Davos, também disse que o Ocidente deve iniciar o diálogo com a Rússia.

"Precisamos fazer algo mais complicado, que é encontrar uma maneira de negociar com o presidente Putin", declarou Stoltenberg.

Ele também adicionou que o Ocidente "não conseguirá convencer Putin", dizendo que ao mesmo tempo, os países ocidentais ainda podem influenciar a posição do presidente russo, o que lhes permitirá concordar com ele "em algo aceitável para a Ucrânia".
Panorama internacional
Chegou a hora de a Europa dialogar com a Rússia, afirma premiê italiana
Já a congressista norte-americana Anna Paulina Luna, em entrevista à Sputnik, disse que os Estados Unidos não mantêm um diálogo aberto com as autoridades russas e com o povo russo há muito tempo, e isso deve ser acabado.
Luna enfatizou que é por essa razão que o presidente dos EUA, Donald Trump, e ela mesma estão liderando os esforços relevantes para construir esse diálogo entre Moscou e Washington.
Em dezembro de 2025, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o diálogo de Moscou com a Europa é possível à medida que a Rússia se fortalece e as elites políticas europeias mudam.
Em 26 de dezembro de 2025, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou que o lado russo está aberto a contatos, mas que a Europa ainda não demonstra esse desejo e interesse.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar