Além disso, o ministério informa que as tropas russas libertaram o povoado de Kupyansk-Uzlovoi na região de Carcóvia e o povoado Novoyakovlevka na região de Zaporozhie.
"Os meios de defesa antiaérea derrubaram 11 foguetes do sistema de lançamento múltiplo Himars fabricado nos EUA, um míssil guiado antiaéreo S-200 convertido para destruir alvos terrestres e 105 veículos aéreos não tripulados de asa fixa", diz o comunicado do ministério.
A libertação do povoado de Kupyansk-Uzlovoi ocorreu graças às ações das unidades do agrupamento russo Zapad (Oeste), já a libertação do povoado de Novoyakovlevka é mérito das tropas do agrupamento russo Dniepre, afirma o ministério.
Na zona de atuação do agrupamento russo Sever (Norte), as perdas de pessoal do inimigo ultrapassaram 170 combatentes. As tropas russas desse agrupamento destruíram 14 carros, três peças de artilharia de campanha, bem como uma estação de radar contrabateria AN/TPQ-50 fabricada nos EUA e quatro armazéns de munição e recursos materiais.
As unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro) tomaram sob seu controle posições mais vantajosas na região de Dnepropetrovsk e na República Popular de Donetsk, aniquilando pessoal e veículos militares de sete brigadas mecanizadas, uma brigada aeromóvel, uma de assalto anfíbio e de dois regimentos de assalto das Forças Armadas da Ucrânia.
Na área de atuação desse agrupamento o inimigo perdeu mais de 415 soldados, um tanque, oito veículos blindados de combate, 16 carros, três peças de artilharia de campanha e uma estação de radar contrabateria AN/TPQ-36 fabricada nos EUA.
Ao mesmo tempo, as unidades do agrupamento russo Yug (Sul) aniquilaram 120 militares ucranianos, quatro veículos blindados de combate, 19 carros, seis peças de artilharia de campanha, sendo duas de fabricação ocidental, e dois depósitos de recursos materiais.
Atuando nas regiões de Dnepropetrovsk e de Zaporozhie, as unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) avançaram em profundidade da defesa do inimigo, eliminando mais de 390 soldados ucranianos, oito veículos blindados e 21 carros.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
111.231 veículos aéreos não tripulados;
646 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.349 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.651 lançadores múltiplos de foguetes;
32.877 peças de artilharia de campanha e morteiros;
52.965 veículos militares especiais.