Na última semana, as tropas russas atingiram empresas da indústria militar, depósitos de munição e combustível, locais de armazenamento de veículos aéreos não tripulados, locais de implantação temporária e mercenários estrangeiros, bem como instalações de infraestrutura de energia e transporte usadas no interesse das Forças Armadas da Ucrânia.
Além disso, as forças da Frota do Mar Negro russa destruíram uma lancha não tripulada das Forças Armadas da Ucrânia na última semana, acrescentou o ministério.
Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram quatro bombas aéreas guiadas, 46 foguetes de lançadores múltiplos Himars fabricados nos EUA, um míssil guiado antiaéreo S-200 convertido para atingir alvos terrestres e 822 veículos aéreos não tripulados de asa fixa.
As unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro), durante a semana, eliminaram mais de 2.680 combatentes ucranianos, dois tanques, 54 veículos blindados de combate, 80 carros e dez peças de artilharia de campanha, afirma o ministério.
As unidades do agrupamento russo Sever (Norte) libertaram o povoado de Staritsa, na região de Carcóvia, e o povoado de Belaya Bereza, na região de Sumy.
Na zona de atuação desse agrupamento, as Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 950 soldados, cinco veículos blindados de combate, 74 carros e oito peças de artilharia de campanha. Três estações de guerra eletrônica e contrabateria foram destruídas, além de 11 depósitos de munição e recursos materiais, acrescentou o ministério.
As unidades do agrupamento russo Zapad (Oeste) libertaram nesta semana o povoado de Kupyansk-Uzlovoi, na região de Carcóvia, atingindo pessoal e equipamentos de cinco brigadas mecanizadas, duas aeromóveis, uma de assalto anfíbio, três brigadas de assalto, duas brigadas de defesa territorial e três brigadas da Guarda Nacional da Ucrânia.
"As perdas das Forças Armadas ucranianas nesta área totalizaram mais de 1.300 militares, 22 veículos blindados de combate, 132 carros e 13 peças de artilharia de campanha. Foram destruídos 29 depósitos de munição", diz o comunicado.
Atuando na República Popular de Donetsk, as unidades do agrupamento russo Yug (Sul) libertaram nesta sexta-feira (30) o povoado de Berestok.
Na zona de responsabilidade desse agrupamento, as perdas do inimigo ultrapassaram 1.020 militares, 18 veículos blindados de combate, incluindo cinco de fabricação estrangeira, 98 carros, 25 peças de artilharia, sete estações de guerra eletrônica e contrabateria e 22 depósitos de munições, combustível e recursos materiais.
Ao mesmo tempo, as unidades do agrupamento russo Vostok (Leste), ao avançar nas profundidades da defesa ucraniana, libertaram nesta sexta-feira (30) o povoado de Ternovatoe, na região de Zaporozhie.
As perdas do inimigo nessa direção totalizaram mais de 2.315 militares, dois tanques, 22 veículos blindados de combate, 104 carros e oito peças de artilharia de campanha, informa o ministério.
Já as tropas do agrupamento russo Dniepre libertaram nesta semana dois povoados na região de Zaporozhie — Novoyakovlevka e Rechnoe, afirma o Ministério da Defesa russo.
"As perdas das Forças Armadas da Ucrânia totalizaram 315 militares, 54 carros, três peças de artilharia e 16 estações de guerra eletrônica e contrabateria, além de quatro armazéns de material", lê-se no comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
111.634 veículos aéreos não tripulados;
646 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.404 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.653 lançadores múltiplos de foguetes;
32.952 peças de artilharia de campo e morteiros;
53.186 veículos militares especiais.