Notícias do Brasil

Alcolumbre pede paz entre os Poderes ao abrir ano legislativo

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), abriu a sessão solene do Ano Legislativo de 2026, nesta segunda-feira (2), pedindo paz entre os Poderes do Estado.
Sputnik
Declarou que buscar pacificação entre os Poderes não significa omissão e o Congresso tem consciência "do tamanho da sua responsabilidade histórica".

"Precisamos mais do que nunca de diálogo, de bom senso e de paz. Paz entre os grupos que defendem ideologias diferentes. Paz entre as instituições nacionais. Paz entre os Poderes da República", disse ele no discurso. "Quando o Brasil tensiona, é aqui que ele se recompõe", acrescentou.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também defendeu o Congresso e a destinação de emendas parlamentares como prerrogativa constitucional do Congresso.

"E cabe a este plenário, soberano e independente, perseguir esse caminho dia e noite, com votações de propostas de interesse do país. E fazer valer a prerrogativa constitucional do Congresso de destinar as emendas parlamentares aos rincões Brasil afora, que, na maioria das vezes, não estão aos olhos do Poder Público", disse Motta.

Notícias do Brasil
'Nenhuma autoridade está acima da lei', diz Lula em discurso no STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu à cerimônia, mas enviou mensagem pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). No texto, ele destacou pontos como a redução da jornada de trabalho, fim da escala 6x1 e o esforço em combater o crime organizado.
Lula participou da cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal. Em seu discurso, disse que o Brasil saiu mais forte após os julgamentos dos envolvidos no 8 de Janeiro e reforçou que qualquer nova tentativa de golpe enfrentará resposta dura das instituições.
Já o presidente do STF, Edson Fachin, anunciou na cerimônia que pretende adotar um Código de Ética para a Corte. Durante discurso ele afirmou que é papel da magistratura fazer com que a democracia permaneça de pé a partir de sua atuação por meio de segurança jurídica e legitimidade.

Aceno ao Planalto

Logo após a abertura da Casa, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória enviada pelo Palácio do Planalto que possibilita a gratuidade no botijão de gás a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm renda per capita de até meio salário mínimo.
Por 415 votos a favor e 29 contra, os deputados enviaram o texto para o Senado, que precisa votar a matéria até 11 de fevereiro no Senado para não perder validade. Como foi modificada, Lula precisa sancionar o texto.
O auxílio que hoje chama Gás dos Brasileiros será renomeado para "Auxílio Gás do Povo" e criará nova possibilidade de auxílio além do pagamento em dinheiro às famílias, que é a entrega do botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) nas revendas credenciadas diretamente às famílias.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar