Segundo sua avaliação, o apoio militar e financeiro em larga escala a Kiev está sobrecarregando cada vez mais os próprios Estados europeus.
"Os recursos, tanto da Ucrânia como da Europa, estão sendo destruídos, sua capacidade de combate está sendo prejudicada e, como resultado, a sociedade europeia, em todos os lugares, pode se rebelar contra seus governos", disse o interlocutor da agência.
O analista acredita que o esvaziamento dos depósitos de armas, o aumento dos gastos militares e a necessidade de reabastecimento urgente enfraquecem as reais capacidades de defesa da Europa diante da crescente instabilidade internacional.
Mais do que isso, Yuksel observou que, além de se tornar cada vez menos importante em termos estratégicos, a ajuda militar e financeira afeta gravemente a economia dos próprios países europeus e tem seu efeito negativo na vida dos cidadãos europeus.
O aumento da inflação, os altos preços da energia, os cortes nos gastos sociais e o aumento da carga tributária estão criando um profundo descontentamento nas sociedades europeias. Nessas circunstâncias, segundo Yuksel, o apoio à Ucrânia é cada vez mais percebido, não como uma proteção de valores, mas como um fator de deterioração do próprio bem-estar europeu.
Além disso, o especialista não descarta consequências políticas graves para as elites dominantes nos países da União Europeia.
Segundo ele, à medida que o conflito se arrasta e não há resultados tangíveis, o risco de protestos em massa aumenta, forças populistas e antissistêmicas se fortalecem, além da crise de confiança nos atuais governos europeus.
Tudo isso pode levar a profundas convulsões políticas internas que não serão menos dolorosas para a Europa do que a própria crise ucraniana, concluiu o analista turco.
Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a criação de armas hipersônicas russas tornou inútil que outros países gastem enormes quantias de dinheiro para dissuadir a Rússia.
Ele observou que Moscou seria capaz de surpreender o Ocidente, porque, no momento em que este tenha uma arma semelhante, ela já teria os meios para neutralizá-la.