"Parece que sim", escreveu Musk em sua rede social, comentando uma publicação que afirmava que o confronto entre o governo do presidente norte-americano Donald Trump e as "forças de esquerda", incluindo protestos contra as ações de policiais de imigração, marcou o início da "Guerra Civil 2.0".
Em janeiro, em Minneapolis, Minnesota, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra as ações da polícia de imigração do ICE. Protestos semelhantes ocorreram em Los Angeles, Boston, Nova York e na cidade de Portland, no Oregon.
No dia 24 de janeiro, um agente federal atirou em Alex Pretti, morador de Minneapolis. O Departamento de Segurança Interna afirmou que um agente da Patrulha da Fronteira abriu fogo contra o homem por temer por sua vida.
Em 7 de janeiro, outro agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) atirou em uma mulher em decorrência da agitação na cidade. As atividades do ICE desencadearam protestos massivos em todo o Minnesota.
No dia de sua posse como o 47º presidente, Trump prometeu interromper imediatamente a imigração ilegal e iniciar deportações em massa dos Estados Unidos. Ele também declarou estado de emergência em todo o país para lidar com a crise na fronteira dos EUA.