De acordo com a publicação, a Embraer realizou nesta segunda-feira (9) uma nova visita institucional ao país asiático, que visa aprofundar parcerias locais nos segmentos de aviação civil, aviação executiva e defesa, com foco em fornecedores industriais e capacidades tecnológicas instaladas no mercado indiano.
No decorrer da visita, os representantes da empresa avaliaram potenciais fornecedores indianos em diferentes áreas industriais, incluindo montagem de aeroestruturas, usinagem, forja e fundição, materiais compostos, cabeamento elétrico, além do desenvolvimento de hardware e software.
Mais cedo, a Embraer anunciou a inauguração de seu escritório em Nova Deli, com a criação de uma equipe dedicada à área de compras, com a função de apoiar iniciativas relacionadas à cadeia de suprimentos e à integração de fornecedores indianos aos programas da empresa.
Atualmente, mais de 44 aeronaves da fabricante estão em operação no país, atendendo clientes de aviação comercial, jatos executivos e defesa e segurança.
A frota inclui cinco aeronaves VIP da Embraer operadas pelo governo da Índia e três aeronaves militares EMB 145 AEW "Netra" usadas pela Força Aérea Indiana para missões de alerta aéreo antecipado.
Vale mencionar que a Índia não é o único destino da atuação da Embraer na região asiática. Na semana passada, a empresa subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, assinou um acordo com a empresa japonesa AirX sobre o fornecimento de duas aeronaves elétricas.
Além disso, no dia 3 de fevereiro, durante o Singapore Airshow, a Embraer anunciou que a República do Uzbequistão adquiriu uma série de aviões de transporte militar C-390 Millennium, o que tornou o país o primeiro operador dessa aeronave brasileira na região da Ásia Central.