Panorama internacional

'Jogo da tampinha': Zakharova comenta declarações de Macron sobre retomada do diálogo russo-francês

As declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a necessidade de retomar o diálogo com a Rússia parecem mais um jogo da tampinha, afirmou à Rádio Sputnik a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
Sputnik
Zakharova destacou que é preciso conhecer a história, pois, na década de 1940, a França era dividida: havia a França colaboracionista de Vichy e a França da Resistência. Segundo a representante da chancelaria russa, esse exemplo ilustra a dualidade francesa em questões políticas.

"Agora, não vemos um jogo político profundo, um tabuleiro de xadrez, uma partida e assim por diante, mas sim uma espécie de jogo de azar, de jogo da tampinha. Ou seja, em grande medida, trata-se mesmo de um jogo da tampinha. Todos sabem que há três tampas, a bolinha pode ser mais de uma, é feita de espuma e fica na mão do jogador", avaliou Zakharova ao comentar as recentes declarações de Macron.

Dessa forma, a diplomata concluiu que a essência desse tipo de jogo é bem conhecida e a questão que se coloca ao espectador é se ele vai se abster de participar ou tentar desmascarar o trapaceiro.
Anteriormente, Macron disse, em entrevista à imprensa alemã, que propôs a vários colegas europeus retomar o diálogo com Moscou. Na visão dele, o formato atual das negociações sobre a Ucrânia, em que representantes norte-americanos discutem diretamente com a Rússia as condições de um eventual acordo, sem a participação dos europeus "não é o ideal".
Em 6 de janeiro de 2026, o presidente francês afirmou que pretendia conversar com o líder russo, Vladimir Putin, o mais rapidamente possível e em 3 de fevereiro, declarou que os preparativos para a ligação estavam sendo feitos em nível técnico.
Panorama internacional
Macron quer evitar isolamento buscando estreitar laços com BRICS e G20, diz político russo
Ao comentar essas declarações, o chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que Macron deveria simplesmente fazer a chamada, em vez de "preparar algum tipo de espetáculo". Além disso, o presidente da França confirmou a visita de seu conselheiro diplomático a Moscou.
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que Moscou e Paris mantêm contatos operacionais, mas que eles ainda não são significativos. Ele acrescentou que, até o momento, não há planos concretos para encontros entre os líderes dos dois países.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar