Panorama internacional

Secretário norte-americano afirma que Estados Unidos vão processar minérios críticos no Brasil

O secretário adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos, Energéticos e Comerciais dos EUA, Caleb Orr, declarou nesta quarta-feira (11) durante entrevista coletiva que os norte-americanos têm o interesse de processar minérios críticos e terras raras do Brasil em território brasileiro.
Sputnik
Conforme publicado pelo UOL, Orr destacou que o "Brasil tem reservas ricas em terras raras e acreditamos que é um parceiro promissor". De acordo com o secretário adjunto, Washington exige uma "parceria sólida" para o processamento dos minerais.
"Os EUA querem uma solução ganha-ganha em termos de solução de refinamento. [...] Os EUA estão em negociação ativa com o Brasil e esperam progredir a esse respeito."
Notícias do Brasil
Brasil quer protagonismo em terras raras, não aderir à aliança dos EUA em 2º plano, avalia analista
Para Orr, a Casa Branca enxerga o Brasil como um parceiro essencial não só no setor de terras raras. O secretário adjunto ressaltou a importância do país em outros "recursos naturais significativos" e classificou a economia brasileira como "diversificada".
Orr afirmou também que empresas norte-americanas já financiam alguns projetos no Brasil no setor de terras raras, embora não tenha especificado quais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar