Usando aviação tática e operacional, drones de ataque, mísseis e artilharia, as tropas russas destruíram um depósito de combustível, instalações de infraestrutura de energia que abasteciam as Forças Armadas da Ucrânia, bem como locais de concentração temporária de tropas ucranianas e mercenários estrangeiros em 156 áreas, diz-se no comunicado do ministério.
Vale destacar que as unidades do agrupamento russo Sever (Norte) tomaram posições mais vantajosas em diferentes áreas na região de Sumy e na região de Carcóvia.
"As perdas das Forças Armadas da Ucrânia totalizaram 220 militares, dois veículos blindados de combate, 15 carros, seis peças de artilharia, duas estações de guerra eletrônica e uma estação de radar de luta contrabateria. Um depósito de munição e um depósito de material foram destruídos", disse o Ministério da Defesa russo.
Entretanto, o agrupamento russo Tsentr (Centro), atuando na região de Dnepropetrovsk, eliminou até 350 soldados das Forças Armadas da Ucrânia, três veículos blindados de combate e oito carros.
Ao mesmo tempo, as unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) continuaram avançando em profundidade da defesa do adversário e eliminaram 375 soldados ucranianos, sete veículos blindados de combate, 13 carros, dois lançadores múltiplos de foguetes, incluindo um lançador Vampire de fabricação tcheca, duas peças de artilharia e uma estação de guerra eletrônica.
Quanto ao agrupamento russo Dniepre, as perdas do inimigo na zona de atuação desse agrupamento totalizaram 20 combatentes, cinco carros e um depósito de recursos materiais.
Por sua vez, o agrupamento russo Zapad (Oeste) melhorou suas posições táticas na República Popular de Donetsk, aniquilando até 185 soldados do adversário, um tanque, um veículo blindado de combate, 17 carros e três peças de artilharia.
Já na zona de operação do agrupamento russo Yug (Sul), as Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 115 soldados, nove carros e duas peças de artilharia, incluindo uma fabricada em um país estrangeiro, bem como um depósito de munições e quatro depósitos de material.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
115.432 veículos aéreos não tripulados;
650 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.768 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.668 lançadores múltiplos de foguetes;
33.376 peças de artilharia de campanha e morteiros;
54.769 veículos militares especiais.