O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, informou que a reunião entre o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, o Presidente da França, François Hollande, e a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está sendo realizada a portas fechadas, sem a presença de delegações ou especialistas.
Na última quinta-feira, 5, Hollande e Merkel se reuniram com o presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko. A visita oficial dos líderes da França e Alemanha a Kiev e Moscou tem como objetivo propor um plano de resolução do conflito da Ucrânia. A expectativa é que o projeto seja baseado nos acordos alcançados em Minsk, modificando alguns pontos, em particular a redefinição da linha de demarcação das forças rebeldes de Donbass.
O plano foi desenvolvido devido às preocupações de Berlim e Paris sobre o possível fornecimento de armas norte-americanas à Ucrânia.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Alexander Lukashevich, declarou anteriormente que as ações dos Estados Unidos na Ucrânia levam a relação entre Moscou e Washington a uma paralisação. Segundo ele, a essência da política norte-americana é simplesmente atrapalhar os processos naturais de integração no território da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).