Durante um encontro com o presidente da Bielorrússia Aleksander Lukashenko, nesta quinta-feira, 11, Poroshenko fez a seguinte declaração:
“O atual processo pela paz está ligado ao protocolo de Minsk de 5 de setembro e ao memorando de Minsk de 19 de setembro. Estou torcendo que o dia de hoje também entre para a história da diplomacia mundial como como uma conquista de acordos pela paz.”
Poroshenko também agradeceu Lukashenko pela organização dos encontros de Minsk.
“Nós conversamos rapidamente e a resposta foi de que Minsk está disposto a contribuir em qualquer momento para a atenuação do conflito, a paz e o alívio das tensões” – disse o presidente ucraniano.
Minsk sediará nesta quarta-feira, 11, às 16h00 pelo horário de Brasília, as negociações sobre o conflito ucraniano no formato da Normandia.
A reunião terá a participação do presidente russo Vladimir Putin, da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente da França François Hollande e do presidente ucraniano Pyotr Poroshenko. Os lados abordarão os temas de retirada dos armamentos pesados, criação de uma zona desmilitarizada e estabelecimento de um diálogo constante entre Kiev e Donbass.