O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, discutiu por telefone com seus colegas da Alemanha, França e Ucrânia as ações práticas para a normalização da crise ucraniana. As autoridades combinaram realizar um encontro o mais breve possível, segundo informação no site do ministério russo.
Além disso, os ministros das Relações Exteriores concordaram em elaborar recomendações para o grupo de contato sobre Ucrânia.
Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, os líderes do “quarteto da Normandia” (presidente da Rússia Vladimir Putin, chanceler da Alemanha Angela Merkel, presidente da França François Hollande e presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko) conversaram por telefone sobre a situação na Ucrânia. Durante a conversa foi destacado que o início da realização das medidas acordadas em Minsk pelo grupo de contato permitiram reduzir a intensidade dos combates em Donbass, bem como a quantidade de vítimas entre a população civil.
O cessar-fogo, segundo as partes do conflito, está sendo respeitado em todas as linhas de combate, exceto em Debaltsevo.