Segundo ela, a celebração do fim da Segunda Guerra Mundial é muito importante, e é necessário preservar a memória histórica.
A diretora lembrou que recentemente foi aberto em Moscou o Centro da Tolerância. “Será uma ocasião apropriada para visitar o novo Centro”, disse Bokova. Segundo ela, a organização internacional coopera ativamente com memoriais semelhantes pelo mundo todo.
Foi ressaltado que este ano também é de celebração para a UNESCO. Em Novembro, a organização internacional celebra o aniversário de 70 anos de sua fundação. Irina Bokova destacou que "a UNESCO foi criada para difundir os princípios do humanismo. Esta ideia era importante há 70 anos, e ainda é relevante hoje”.
A diretora-geral afirmou que “nós vemos o que está acontecendo no mundo hoje: da mesma forma o patrimônio cultural da humanidade é destruído com facilidade e as minorias religiosas são perseguidas. A criação de condições financeiras e econômicas ainda não garante a preservação da paz. É necessário difundir os princípios humanísticos", concluiu a líder da UNESCO.