Putin devolve à Grécia ícone ortodoxo roubado pelos nazistas na II Guerra Mundial

© AP PhotoO primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversa com o presidente russo Vladimir Putin durante cerimônia no Kremlin
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversa com o presidente russo Vladimir Putin durante cerimônia no Kremlin - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente russo Vladimir Putin entregou ao primeiro-ministro grego Alexis Tsipras um ícone ortodoxo de São Nicolau e São Spyridon que havia sido roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pelo porta-voz presidencial da Rússia, Dmitry Peskov.

Alexis Tsipras em Moscou - Sputnik Brasil
Chefes de governo da Rússia e da Grécia discutirão cooperação comercial e econômica
O ícone foi roubado pelo oficial nazista Friedrich-Wilhelm Müller no monastério de Esparta e levado para a Alemanha, segundo explicou o funcionário do Kremlin, acrescentando que o ladrão foi posteriormente preso por soldados do Exército Vermelho da URSS e entregue às autoridades gregas da época, que, por sua vez, ordenaram a execução do criminoso em 1947.

Ainda segundo Peskov, o ícone foi comprado dos descendentes do oficial alemão por filantropos russos com objetivo de eventualmente devolvê-lo para seus legítimos donos.

Tsipras está em seu segundo e último dia de visita oficial a Moscou, onde se reuniu com o presidente russo na quarta-feira (8). Hoje, o premiê grego tem reuniões marcadas com o chefe de governo Dmitry Medvedev, com o presidente do Parlamento russo, Sergei Naryshkin, e com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill.

Bandeira da Grécia - Sputnik Brasil
Ministro grego diz que há evidências de que Alemanha deve reparações de guerra
Müller, o oficial nazista que roubou o ícone do monastério grego durante a guerra, ganhou o apelido de “Açougueiro de Creta”. Ele ordenou os chamados massacres de Viannos, quando, no início de setembro de 1943, as tropas alemãs mataram cerca de 500 habitantes de quase vinte vilarejos locais, em retaliação pelo apoio dos gregos às guerrilhas de resistência à ocupação nazista.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала