Segundo a presidente, na questão social, o Governo brasileiro tem hoje o desafio de continuar crescendo de forma sustentável com infraestrutura social, pois 44 milhões de brasileiros foram para a classe média e 36 milhões saíram da extrema pobreza. “O Brasil precisa investir em estrutura social urbana e educação. Educar é a única forma de assegurar que a transformação e a inclusão social sejam permanentes.”
Ainda de acordo com Dilma Rousseff, o Brasil só vai ter sustentabilidade se tiver agricultura, indústria e todo o setor de serviços baseados em inovação, e isso vem da educação.
A Presidenta Dilma chamou atenção ainda para a integração regional, que expande as oportunidades, e ressaltou que são fundamentais a abertura comercial e a desburocratização, contribuindo para que o país tenha horizonte de crescimento maior. “O Brasil se dedicou nos últimos anos a investir fortemente na integração de infraestrutura, que tem que levar também a uma maior expansão comercial e aos investimentos interregionais. Uma outra questão fundamental é justamente a abertura comercial e a desburocratização.”
Pela primeira vez todos os 35 países das Américas e do Caribe, incluindo Cuba, participam da 7.ª Cúpula das Américas. O tema central do encontro neste ano é “Prosperidade com Equidade: O Desafio da Cooperação nas Américas”.