Nas palavras do ministro cubano, foi criada uma zona de desenvolvimento de Mariel ao redor do porto, com uma localização geográfica excelente, próxima ao aeroporto e às universidades e localizada numa região estratégica no Caribe.
É óbvio que a Cuba neste momento tentará atrair investimentos desde que Washington e Havana anunciaram o início do restabelecimento das relações.
Porém, o bloqueio econômico da ilha ainda permanece. O ministro de Comércio Exterior de Cuba também tocou neste assunto:
“Esperamos que [o presidente dos EUA Barack] Obama continue usando suas prerrogativas executivas para modificar outros aspetos do bloqueio que não requerem aprovação do Congresso”, disse ele citado pela Folha de S. Paulo.
Isto é uma questão muito importante – o democrata Obama tem de “lutar” contra o Congresso controlado pelo Partido Republicano porque neste caso a oposição republicana não apoia a política de Obama de reaproximação com Cuba. Até podemos dizer que a amizade entre os EUA e a Cuba tem prazo de qualidade porque o próximo presidente, se for um republicano, pode cancelar todos os projetos de reaproximação.
Resumindo, podemos dizer que a atual aquecimento das relações de Washington quer com Cuba, quer com o Irã, pode ter prazo de validade porque os próximos inquilinos da Casa Branca podem parar estes projetos.