O encontro dos países do continente americano, a 7ª Cúpula das Américas, não conseguiu atingir consenso para a elaboração de uma carta final e terminou com a declaração do presidente do Panamá, país anfitrião, Juan Carlos Varela. Nesta, o chefe de Estado destacou outros consensos atingidos durante os dois dias da Cúpula, entre estes figura o apoio das nações à reaproximação de Cuba e Estados Unidos, bem como à negociação para o fim do conflito com as FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Apesar da ausência de consenso na carta final, o líder panamenho destacou que a posição consensual foi atingida na maioria das propostas apresentadas, as quais tratam de temas como saúde, educação, segurança, políticas de imigração e energia.
A 7ª Cúpula das Américas reuniu líderes e representantes dos 35 países das Américas Central, do Norte e do Sul. Ainda na declaração final, o presidente do Panamá afirmou que o chefe de Estado do Peru, o presidente Ollanta Humala, se ofereceu para ser o anfitrião do próximo encontro, ainda sem data definida.