Novo naufrágio expõe problema alavancado após intervenção da OTAN e dos EUA na Líbia

© AP Photo / Lino AzzopardiTransporte dos corpos resgatados após naufrágio no Mediterrâneo.
Transporte dos corpos resgatados após naufrágio no Mediterrâneo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um novo naufrágio no Mediterrâneo matou ao menos 20 pessoas nesta segunda-feira (20). A Organização Internacional para Migrações (OIM) afirmou ter recebido um pedido de ajuda de uma pessoa que estava a bordo da embarcação com mais de 300 ocupantes enquanto essa estava afundando.

Imigrantes esperam assistência em frente à enfermaria do centro de imigração no sul da Itália, ilha de Lampedusa. - Sputnik Brasil
Naufrágio no Mediterrâneo: a tragédia podia ter sido evitada?
O porta-voz da OIM, Joel Millman, afirmou que o organismo foi informado de que pelo menos 20 pessoas já estavam mortas. O organismo repassou o pedido de socorro para a Guarda Costeira italiana e para navios comerciais próximos ao local onde a embarcação está afundando.

No domingo (19), o naufrágio de um outro navio no Mediterrâneo matou mais de 700 emigrantes da Líbia. A tragédia é a pior já acontecida na região. As autoridades italianas calculam que o número de 170 mil imigrantes desembarcados no país em 2014 seja ultrapassado este ano.

Resgate após naufrágio no Mediterrâneo. - Sputnik Brasil
Naufrágio no Mediterrâneo pode ter matado mais de 700 pessoas
A alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira, em Luxemburgo, antes de uma reunião para tratar do problema dos refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo sem condições de segurança, que o bloco europeu não tem mais desculpas para o problema e que os Estados-membros do bloco devem acertar uma “verdadeira política migratória”.

A onda de emigrantes da Líbia que atravessam o Mediterrâneo fugindo dos problemas internos foi alavancada depois da intervenção militar internacional liderada pela OTAN e pelos EUA. A guerra civil derrubou o líder líbio Muammar Kadhafi e provocou um colapso no país árabe.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала