Grécia apoia a criação de um gasoduto na fronteira com a Turquia

© Sputnik / Grigory Sysoev / Acessar o banco de imagensRefinaria da Gazprom em Moscow
Refinaria da Gazprom em Moscow - Sputnik Brasil
Nos siga no
O consórcio russo-europeu pode construir uma extensão do gasoduto “corrente turca” através da Grécia. O projeto pode custar mais de 2 bilhões de euros. A informação é do presidente do chefe da gigante do petróleo russa Gazprom, Aleksei Miller.

Em entrevista coletiva após a reunião com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, o presidente da Gazprom afirmou que “o governo grego apoia um projeto de construção de instalações de transporte de gás a partir da fronteira com a Turquia. O projeto pode ser implementado pelo consórcio russo-europeu”, disse. 

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversa com o presidente russo Vladimir Putin durante cerimônia no Kremlin - Sputnik Brasil
Gasoduto Corrente Turca: Grécia e Rússia planejam acordo de 5 bilhões de euros
De acordo com Miller, atualmente existem empresas europeias que estão interessadas em participar neste projeto. Ele ressaltou que o projeto será implementado rigorosamente de acordo com a legislação europeia.

"Não há dúvida de que o consórcio russo-europeu irá atrair na íntegra o financiamento necessário para a construção de um gasoduto no território da Grécia. O valor é de 2 bilhões de euros. A parte russa, representada pela Gazprom, garante que serão transportados até 47 bilhões de cubos métricos de gás através do território grego, o que permitirá que o lado grego atraia empréstimos comerciais adicionais para outros projetos no país”. 

Gazprom - Sputnik Brasil
Gazprom explica por que acusações antitruste da UE são infundadas
Miller acrescentou que “a ‘corrente turca’ envolve a construção de uma capacidade de gasoduto de 63 bilhões de metros cúbicos de gás por ano da Rússia para a Turquia através do Mar Negro”. A expectativa, de acordo com o executivo, é que seja criado na fronteira entre a Turquia e a Grécia um hub de gás e os países da UE implementem a sua própria capacidade de transporte para posterior recebimento deste gás no seu território.

Anteriormente, o ministério da energia da Rússia disse à agência Sputnik que a Rússia e a Grécia estão atualmente trabalhando em um memorando para a construção de um gasoduto através da fronteira grego-turca, pela qual o gás da ‘corrente turca’ será transportado para a Europa.  

 

 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала