EUA consideram projeto de gasoduto russo na Grécia obstáculo para seus esforços

© AP Photo / Petr David JosekGasoduto
Gasoduto - Sputnik Brasil
Nos siga no
A mídia norte-americana considerou a iniciativa da Gazprom russa sobre a construção de gasoduto através da Grécia, uma parte da luta contra os esforços dos EUA para tornar a União Europeia independente de eletricidade da Rússia.

Refinaria da Gazprom em Moscow - Sputnik Brasil
Grécia apoia a criação de um gasoduto na fronteira com a Turquia
Kotzias está nos EUA em uma visita de cinco dias. A proposta russa de um gasoduto em território grego com contrato de 10 anos de fornecimento de gás a preços privilegiados, bem como os lucros em potencial do projeto, se tornaram um dos pontos de discussão na agenda bilateral de Atenas e Washington, escreve a agência.

“Gazprom fez uma proposta muito boa. O secretário de Estado John Kerry disse que os EUA farão uma contraproposta e que o enviado especial do Departamento de Estado para assuntos internacionais de energia, Amos Hochstein, visitará Atenas em alguns dias para negociação”, disse o ministro grego.

Kotzias definiu as negociações sobre gasoduto com Gazprom como “econômicas e não políticas”. No entanto, Associated Press sustenta em seu texto que o interesse do Gazprom pela Grécia compõe os esforços contra a tentativa norte-americana de promover a independência da Europa Central e Leste dos recursos energéticos russos. 

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversa com o presidente russo Vladimir Putin durante cerimônia no Kremlin - Sputnik Brasil
Gasoduto Corrente Turca: Grécia e Rússia planejam acordo de 5 bilhões de euros
O chanceler grego, entretanto, disse não enxergar motivos para deixar de cooperar com a Rússia. “Eu pergunto para os nossos parceiros: digam me, o que eu posso falar ao nosso povo no sentido de explicar que vocês permitem à Turquia um gasoduto do Gazprom nas nossas fronteiras, mas eu sou contra por não gostar da Rússia?”, pontuou Kotzias.

Ao responder a pergunta sobre as negociações do débito grego com os credores europeus, Kotzias garantiu que Grécia estaria pronta para um compromisso. Por outro lado, o ministro disse que os funcionários da UE devem respeitar a escolha do povo grego por um governo que prometeu lutar contra a política de contenção de gastos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала