"Enquanto tivermos o tipo de personalidades que se reuniram aqui [no fórum], podemos estar certos de que, apesar de quaisquer problemas, obstáculos e obstruções, existem pessoas que servem a sua nação decentemente, cumprem seu dever e fazem uma contribuição tangível para reforçar a nossa soberania," disse Putin.
Dirigindo-se diretamente aos profissionais da imprensa, ele afirmou ainda que o trabalho da categoria “é garantir que os problemas que existem em toda a parte [na Rússia] sejam resolvidos de modo civilizado", ao mesmo tempo em que assegurou estar inteiramente do lado dos jornalistas neste esforço comum.
A declaração do presidente foi dada em resposta a um comentário feito contra certas autoridades federais e regionais que possuem cargos representativos nas agências de aplicação da lei no país, e que supostamente costumam ignorar as perguntas dos meios de comunicação em massa. O jornalista em questão mencionou nomes e cargos de alguns funcionários específicos.
"Este é exatamente o caminho a se seguir neste assunto. Enquanto lhe ouvia, pensei: Quem ousará dizer que não temos meios de comunicação livres?", acrescentou, com um sorriso.
Putin também sublinhou que, a seu ver, o sistema de apoio à imprensa russa deve ser aplicado tanto às mídias estatais quanto às privadas.