"Os militantes do grupo Al-Qaeda assumiram o controle sobre o porto de Ash Shihr, na província de Hadramaute, poucas semanas depois de terem capturado a cidade de Al Mukalla", disse a fonte.
Em abril, segundo relatos da mídia, os terroristas tomaram toda a linha costeira a leste de Al Mukalla (principal porto marítimo e capital da região de Hadramaute), incluindo a própria cidade.
Uma unidade do grupo terrorista Al-Qaeda na Península Arábica tem expandido a sua influência no sul do Iêmen em meio à instabilidade política no país. A nação está testemunhando violentos confrontos entre vários grupos militantes, notadamente entre os rebeldes xiitas houthis e as forças leais ao presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi, que fugiu do país depois de perder o controle da capital Sanaa.
No final de março, a situação no país se deteriorou quando uma coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita e apoiada por uma série de Estados árabes, além dos EUA, começou a lançar ataques aéreos contra as posições houthis no Iêmen, a pedido de Hadi. O país vive agora uma grave crise humanitária: mais de mil civis já morreram em decorrência dos confrontos, segundo dados da ONU.