Turquia vai integrar força “ponta de lança” da OTAN nas fronteiras da Rússia

© flickr.com / Antonio C.Símbolo da OTAN
Símbolo da OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Turquia assumirá a responsabilidade pela formação de uma unidade “ponta de lança” para integrar a força de reação rápida da OTAN em 2021, segundo anunciou o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu nesta quarta-feira (13), na abertura da Cúpula dos chanceleres dos países-membros da aliança, em Istambul.

Ben Hodges, comandante do Exército americano (EUA) na Europa - Sputnik Brasil
Chefe militar dos EUA na Europa pede que OTAN siga unida contra Putin
A nova força de alta prontidão da OTAN, conhecida como “ponta de lança”, compreende cerca de cinco mil tropas terrestres capazes de responder a ordens de alerta em até 48 horas. A iniciativa faz parte da política da aliança ocidental de reforçar a defesa de seus países membros ao longo das fronteiras meridionais e orientais do bloco, para fazer frente a supostos “desafios de segurança postos pela Rússia”, bem como a possíveis ameaças terroristas vindas do Oriente Médio e do Norte da África.

Este ano, o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália, a Polônia e a Espanha também já se dispuseram a atuar como nações-quadro dentro da força “ponta de lança”.

A-10 Thunderbolt II - Sputnik Brasil
Caças da OTAN simulam combates aéreos na Estônia
A Rússia, por sua vez, tem manifestado repetidamente a sua preocupação com a escalada militar da OTAN ao longo de suas fronteiras ocidentais. Além de chamar a atenção para a falta de provas que pudessem embasar as alegações feitas pela aliança de que o país estaria armando e financiando os movimentos independentistas no leste da Ucrânia, a chancelaria russa condena as ações provocativas do bloco ocidental, que incluem a realização de exercícios militares de grande escala nos Estados bálticos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала