Os Estados Unidos têm sido cada vez mais críticos às atividades chinesas no Mar do Sul da China, que incluem a construção de ilhas artificiais na área disputada pelo país asiático, Filipinas, Vietnã e outros. A China não considera os Estados Unidos uma parte na disputa do Mar do Sul.
"Eu gostaria de reafirmar que a determinação da China para salvaguardar a sua integridade territorial e soberania é tão dura como uma rocha", disse o ministro das relações exteriores chinês, Wang Yi.
A China considera as melhorias na área de infra-estrutura nas ilhas no Mar do Sul da China como parte de seus direitos soberanos. Outros países envolvidos na disputa também realizaram projetos de infra-estrutura bem como fizeram esforços em reclamar terras nas ilhas.
"Os Estados Unidos têm por muito tempo feito vista grossa para alguns esquemas em larga escala de "fabricação de soberania" por parte de alguns outros demandantes — como o diplomata sênior dos EUA Daniel Russel recentemente acusou a China de fazer — em ilhas de soberania chinesa", disse para a agência de notícias chinesa estatal Xinhua.