Durante cerimônia de inauguração da Exposição de Equipamentos e Manufaturados da China, organizada no Rio pelo Conselho Chinês de Comércio Internacional, o Primeiro-Ministro Li Keqiang disse ao Governador Luiz Fernando Pezão que a China gostaria de instalar no Estado fábricas para a produção e manutenção de vagões do Metrô.
Pezão garantiu que o Estado do Rio tem todas as qualificações para receber os investimentos da China. ”O Rio de Janeiro reúne todas as condições para ampliar a presença de empresas chinesas de todos os portes. O Estado possui logística eficiente, mão de obra extremamente qualificada, incentivos fiscais e tributários competitivos e localização estratégica, isto é, no coração da região mais dinâmica da América Latina, que é o Sudeste brasileiro.” O governador acrescentou que, “especificamente os setores automotivos, de máquinas e equipamentos, de eletroeletrônicos e de pesquisa e desenvolvimento podem contar com forte apoio das empresas e do Governo do Estado do Rio de Janeiro”.
Nos últimos anos o Rio de Janeiro comprou da China 100 trens, 34 composições para o Metrô e 9 barcas. O secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, explicou que além das negociações com os chineses para a construção de um Centro de Manutenção de Trens no bairro de Deodoro, Zona Norte do Rio, e da construção de uma fábrica de trens chineses no Rio para atender a todo o Brasil e a América do Sul, o Governo do Rio pretende garantir ainda investimentos dos chineses nos estaleiros do Rio com a criação de uma nova ferrovia ligando portos do Rio de Janeiro até Vitória. Segundo Osório, o projeto já está em etapa de finalização e a proposta deve ser levada à Audiência Pública ainda no início do segundo semestre de 2015. “Eles demostraram interesse em participar do financiamento, da operação e, eventualmente, da construção da Ferrovia Rio de Janeiro–Vitória. O Rio de Janeiro e o Espírito Santo apresentaram um projeto, aprovado pelo Governo Federal, de criação desta ferrovia que vai ligar os portos de Itaguaí, Sepetiba e do Rio à Reduc, ao Comperj, aos portos de Macaé, do Açu, e aos portos Central e de Vitória, no Espírito Santo. Ela faz parte do Plano de Infraestrutura e Logística, lançado pela União em 2012.”
O secretário de Transportes do Estado do Rio alerta que todos os Estados brasileiros estão disputando os investimentos da China, porém o Rio sai na frente por já ter negócios bem-sucedidos em andamento com aquele país asiático. Segundo Carlos Roberto Osório, o Rio quer se tornar a capital da China no Brasil. “Esta visita do primeiro-ministro da China ao Rio é de extrema importância, e demostra nosso prestígio. O Rio de Janeiro tem uma longa parceria com os chineses. Somos os melhores clientes da China no Brasil e queremos atrair cada vez mais investimentos.”
O segundo novo catamarã, batizado pelos usuários do transporte com o nome de “Corcovado”, já está no estaleiro na China pronto para ser transportado para o Rio de Janeiro. A previsão é de que ele seja entregue no mês de julho. As outras 7 embarcações vão ser integradas à frota até o primeiro semestre de 2016.