Kremlin: Rússia tem capacidade para construir seus próprios porta-helicópteros

© AP Photo / Laetitia NotarianniPorta-helicópteros Vladivostok, da classe Mistral
Porta-helicópteros Vladivostok, da classe Mistral - Sputnik Brasil
Nos siga no
A indústria de defesa da Rússia tem capacidade suficiente para construir seus próprios porta-helicópteros similares aos franceses Mistral, declarou à imprensa nesta quinta-feira, o assessor presidencial para cooperação técnico-militar da Rússia, Vladimir Kozhin.

"Dispomos de tais capacidade, não temos esses problemas. Em caso de necessidade extrema, construírem nós mesmos navios assim. Agora tudo está mudando rapidamente e, para nós, a sua entrega [dos Mistrais] deixou de ser crítica, isso não se dirá significativamente sobre a nossa defesa" – disse.

Sevastopol e Vladivostok, os dois navios da classe Mistral encomendados pela Rússia - Sputnik Brasil
França quer acordo com a Rússia sobre os porta-helicópteros Mistral
Rússia e França assinaram, em junho de 2011, um acordo de US$ 1,5 bilhão para a construção de dois navios tipo Mistral. A entrega da primeira embarcação estava prevista para novembro de 2014, mas nunca aconteceu. Paris adiou a entrega, alegando interferência de Moscou na crise ucraniana.

O lado russo negou várias vezes qualquer envolvimento no conflito interno ucraniano, advertindo que a França terá de pagar uma multa em caso de não cumprimento das suas obrigações no âmbito do contrato.

Mistral - Sputnik Brasil
Deputado: França impossibilita futuros contratos ao suspender entrega de navios Mistral
A França entregou à Rússia as suas propostas sobre a rescisão do contrato de fornecimento das embarcações. As propostas incluem a restituição à Rússia de cerca de 785 milhões de euros, que ela poderá receber só depois de dar permissão escrita à França para a venda dos navios a um terceiro país.

Moscou não concorda com tais condições porque os gastos e as perdas da Rússia devido à rescisão do contrato, segundo os especialistas, são estimados em 1.163 bilhão de euros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала